quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Entrevista ao Jornalista on line Reinaldo Canto



O blog tem como ênfase questões que sejam de interesse público, contribuindo para construção de uma sociedade melhor. Sendo assim trazemos esta semana uma entrevista com o Jornalista e Professor Reinaldo Canto.
Profissional da comunicação há mais de 30 anos, formado pela Casper Líbero, já trabalhou em várias emissoras de televisão da Cultura a Bandeirantes, desempenhando inúmeras funções. Segundo ele a temática ambiental o conquistou quando foi Diretor de Comunicação do Greenpeace Brasil. Como Jornalista on Line administra e produz conteúdo para diversas mídias on line e trabalha a temática da Sustentabilidade, atualmente é Professor da FAPPES. Confira o trabalho deste jornalista na entrevista a seguir:

 CIM com C - Como começou a trabalhar com o jornalismo on line ? 

Reinaldo Canto - Foi a partir de 2009 quando senti a necessidade de escrever artigos sobre sustentabilidade e temas correlatos que não via terem muito espaço nas mídias convencionais. Comecei com o meu blog (cantodasustentabilidade.blogspot.com) e a partir daí fui conquistando outros espaços como Carta Capital, Envolverde, Mercado Ético, Portal Ecoinovação, Permacultura, Instituto Carbono Brasil, ROL - Rede On Line da Cidadania, entre outros, com colunas próprias ou apoio certo as minhas postagens.

CIM com C - Para você essa plataforma de comunicação facilita o processo de disseminação da informação?

Reinaldo Canto - Enormemente! São infinitas as possibilidades, basta ver o alcance que elas vem obtendo nos últimos anos e a tendência é de crescimento exponencial.

CIM com C - Quanto ao público receptor, como é o acesso aos conteúdos produzidos por você nas mídias on line, o alcance é maior que nos impressos ?

Reinaldo Canto - Sem dúvida é muito maior, pois além dos próprios locais onde são originalmente publicados, ainda existem incontáveis mídias que republicam o artigo nos mais diferentes locais no Brasil inteiro e até no exterior.


CIM com C - Ainda quanto ao público, eles interagem mais com as informações ? Como é o compartilhamento on line ?

Reinaldo Canto - Interagem bastante! Basta ver na minha coluna da Carta Capital onde os leitores compartilham no Facebook e no Twitter, fazem comentários diretos, enfim são diversas maneiras de se manifestar sobre o postado. Espero que isso continue a aumentar.

CIM com C - Quais as ferramentas digitais que você usa para trabalhar?

Reinaldo Canto - Em primeiro lugar utilizo aquilo que consigo usar (risos). Basicamente meu site: www.ecocanto21.com.br, o blog, Facebook, Twitter e algumas das redes de que faço parte. Além é claro dos emails tradicionais. 

CIM com C - Como é trabalhar a sustentabilidade através do jornalismo on line ?

Reinaldo Canto - Mais sustentável antes de mais nada e barata também (risos). De certa maneira os dois fenômenos cresceram juntos, na mesma época. Quanto mais a sustentabilidade foi ganhando relevância nas discussões locais e globais, a internet e o jornalismo on line também foi adquirindo uma maior consistência e relevância. É interessante notar essa sinergia!

CIM com C – Agradecemos ao Jornalista e Professor Reinaldo Canto pela entrevista e pela colaboração. Confiram o seu trabalho nos hiperlinks da entrevista e compartilhem o trabalho deste grande Jornalista. A causa sustentável é importante e é nossa responsabilidade como profissionais e como pessoas. Curta compartilhe e viva essa idéia.



Sávio Souza e Caio 

Um comentário:

  1. Oi pessoal, Parabéns pela entrevista! Vale a pena colocar o face dele como hiperlink? Se ele tivesse a ferramenta para ser seguido tudo bem, mas neste caso acho desnecessário. Notem que há variação na família das fontes do texto. FAPPES??? Vale revisar o texto. Senti falta de hiperlinks no site, blog e Twitter. Dois hiperlinks apra o mesmo lugar em um texto? Não, não, não rs []s da Prof. Ale

    ResponderExcluir